Quer treinar triathlon em São Paulo? Venha conferir algumas dicas super interessantes
Qualquer modalidade que seja o foco, encontramos boas opções de nada, pedala e corre a poucas horas da capital paulista para acumular kms (e altimetria!) em diferentes cenários.
Se na correria do dia a dia acabamos recorrendo à natação em academias, bike indoor no rolo e corrida nos mesmos parques, aqui reunimos algumas dicas do triatleta e treinador Rafa Turtera para sair um pouco da mesmice e curtir a natureza em um ambiente novo – com vários outros atletas, amadores e profissionais, também treinando por lá.
1. Estrada Velha de Santos – Riacho Grande
A clássica e velha conhecida de todos os triatletas do estado. Essa estrada fica às margens da Represa Billings e possui cerca de 16km (a volta completa de asfalto). Lá você consegue praticar as três modalidades com toda a estrutura necessária. Clubes da região oferecem apoio de caiaques e boias para nadar na represa, área de transição para deixar a bike e sair para a corrida.
Endereço: Estrada Velha do Mar, km 36, São Bernardo Do Campo – SP.
Distância da capital: 40-50min.
2. Represa Santa Lídia – Serra Negra
Um verdadeiro refúgio no interior. Mais uma opção onde as três modalidades são muito bem-vindas. Ao entrar, você encontra uma represa tranquila, com uma pista de terra batida que percorre 1.9km ao seu redor e de fácil acesso à estrada, para o treino de bike. Mas, com certeza, a melhor parte de treinar lá é a atmosfera amistosa e receptiva dos atletas da região, que ajudam a manter o clube de triathlon do lugar.
Endereço: Rod. Eng. Constantino Cintra/Rod. Eng. Geraldo Mantovani, Serra Negra – SP
Distância da capital: 1h30-2h.
3. Romeiros – Cabreúva/Itu
Amantes do ciclismo, essa é para vocês. Talvez seja a região que mais atrai ciclistas (de MTB, Road ou TT), pela opção de trajetos, altimetria e kms para acumular. O percurso tradicional pode chegar a até 100km (Itu – Cabreúva), passa pelo rio, fazendas e muitos ipês e jequitibás. Para deixar a experiência ainda melhor, lugares como a UP Cycling e Emporio UAI oferecem apoio para estacionar e deixar a bike para ir correr, além do melhor pão de queijo, omelete e aquela coca gelada pós treino.
Endereço: Estrada dos Romeiros, Cabreúva – SP.
Distância da capital: 1h.
4. Ciclovia Marginal Pinheiros – São Paulo
Amada por uns, odiada por outros, a verdade é que pela praticidade de estar no coração da capital, muitos triatletas recorrem a ela. Com 14km a volta completa e sendo totalmente flat, ela acaba reunindo bastante triatletas. Aos finais de semana, entretanto, muitos entusiastas também vão curtir a lazer, o que acaba deixando a via perigosa para atingir velocidades mais altas. A recomendação para treinos acaba sendo, então, ir bem cedo. Para quem quer fazer uma transição para a corrida, as opções mais praticas saindo dali são a USP, o Parque Bruno Covas (ciclovia do lado oposto) ou até mesmo o Parque do Povo.
Endereço: Passarela Parque do Povo (um dos acessos), São Paulo – SP.
Distância da capital: –
5. Via Parque – Alphaville
Cenário de muitas provas de duathlon da região, o lugar abriga uma ampla ciclofaixa, garantindo mais segurança no trajeto de quase 10km, além de opções para correr também. Aos domingos o trânsito de veículos é restrito por ali, e a avenida ganha reforço de uma ciclofaixa, deixando ainda mais favorável para a prática esportiva e se tornando uma opção mais próxima da capital, para mudar os ares.
Endereço: Avenida Dr. Dib Sawaya Neto, Alphaville, Baueri – SP.
Distância da capital: 30min