Potencialize seu Desempenho: A Ciência por Trás do Mentol no Esporte

Durante o exercício físico nosso corpo sofre uma série de reações, como aumento da temperatura corporal, aumento da atividade muscular, entre várias outras alterações. Os atletas buscam por opções para melhorar o rendimento esportivo, além de formas de  prolongar a prática esportiva sem ter diminuição de desempenho, e vários estudos associam essa melhora ao mentol.

Mas afinal, o que é o mentol ?

O mentol é um composto orgânico, de origem vegetal que possui propriedades refrescantes e é utilizado em produtos para cuidados pessoais, alimentos, medicamentos e sua popularidade vem aumentando em produtos esportivos. 

A preferência dos atletas por produtos esportivos com mentol deve-se às suas propriedades térmicas, ventilatórias e analgésicas. Ele pode ser usado antes, durante ou após a prática esportiva, internamente, na forma de enxaguante bucal, pasta gelada, bebida gelada, e suplementos, ou externamente em géis, sprays ou aplicado em roupas encharcadas.

 Muitos eventos esportivos são programados em ambientes quentes e úmidos, e nessas situações o mentol é utilizado para melhorar o desempenho esportivo, sendo que os estudos mostram que os níveis de fadiga são acelerados devido a sensação de calor e desconforto, e o mentol age reduzindo a percepção térmica e do exercício, permitindo que o atleta se exercite no mesmo ritmo de trabalho. Isso acontece devido a sensação de frescor que ele oferece, em razão da sua interação com receptores específicos nos nervos sensoriais da pele e mucosas, conhecidos como receptores de frio. Esses receptores são ativados quando há uma queda de temperatura, como a causada pelo mentol, resultando em uma sensação de resfriamento. 

Esse composto orgânico também auxilia na respiração,  pois abre as vias respiratórias, e diminui o esforço da respiração, dessa forma ocorre a hiperventilação, o que é muito benéfico nas atividades físicas intensas, como corridas ou treinos cardiovasculares. 

O mentol também se destaca por seus efeitos analgésicos, por inibir o canal TRPA1,um medidor da dor inflamatória. 

O ideal antes de introduzir o mentol na prática esportiva é consultar um profissional da área da saúde, como o nutricionista. Ele tem a capacidade de mascarar a percepção de calor, o que pode fazer com que os atletas se esforcem

além dos limites termorregulatórios normais e na interferência das respostas fisiológicas de proteção contra o aumento da temperatura corporal, outro ponto a ser considerado, é que quando aplicado enxaguante bucal com mentol, o risco de inibir a sede é alto, e a redução de líquidos durante a atividade física traz prejuízos a saúde e a performance. 

Alessandra Campos 

Crn-3 71237/P

Referências: 

RIBEIRO, Fernando; TEIXEIRA, Vitor Hugo. Mentol-o ergogénico refrescante. 2021.

Flood TR. Menthol Use for Performance in Hot Environments. Curr Sports Med Rep. 2018 Apr;17(4):135-139. doi: 10.1249/JSR.0000000000000474. PMID: 29629974.

VEJA MAIS POSTAGENS