Goiaba: você conhece mesmo essa fruta?

A goiaba possui nome científico (Psidium guajava), árvore de pequeno porte da família myrtaceae, nativa da América Tropical, em especial do Brasil e Antilhas, de fácil propagação por todos os Biomas brasileiros. Junto com a banana é uma das frutas mais populares no Brasil, também conhecida pelos nomes de araçá-guaçu, araçá-goiaba, guava, guaiava, goiaba-branca, goiaba-pera, goiaba-vermelha.  O nome da “goiaba” provem do Tupi “coyhaba” que significa o que tem “sementes juntas-amontoadas-aglomeradas”.

DISPERSÃO

Sua dispersão pelos Biomas brasileiros e continente americano ocorreu em virtude das ações da avifauna, e de outros animais, por seu abrangente aroma e quantidade de sementes em sua encorpada polpa.

FRUTA TROPICAL

A Goiaba é uma fruta tipicamente tropical e uma das mais ricas em nutrientes, tem uma forma arredondada ou ovalada, casca lisa ou ligeiramente enrugada e a cor pode variar entre o verde, o branco ou amarelo. Mas conforme o tipo, a cor da polpa também pode variar, do branco, rosa, amarelo, até o laranja-avermelhado. Podendo ser consumida in-natura, com cascas e sementes.

CULINÁRIA

Iguaria da culinária nacional nos derivados preparos caseiros e industrializados. Sua polpa de alto rendimento vem sendo transformada em geleias, sucos, bebidas, compotas, sorvetes, goiaba cristalizada, catchup, goiabada-cascão… Da admirável combinação do queijo acompanhado da goiabada, surgiu uma das mais tradicionais sobremesa: a brasileiríssima Romeu e Julieta.

FRUTA COMPLETA E EQUILIBRADA

A goiaba é considerada uma das frutas mais completas e equilibrada, por apresentar altos teores de fibras, sais minerais (cálcio, magnésio, fosforo, sódio, potássio, ferro) e vitaminas, principalmente a C. Sua polpa vermelha possui compostos antioxidantes que têm sido estudados por ajudar na manutenção  da juventude das células.

FRUTO ANTIOXIDANTE 

O licopeno, carotenoides  que confere a cor vermelha a polpa é um poderoso antioxidante  que mantém a juventude das células. Além disso, a fruta contém vitaminas A e C, que neutralizam a ação dos radicais livres, responsáveis pelo processo de envelhecimento precoce do organismo.

CURIOSIDADE: BICHO DA GOIABA 

Mosca-da-fruta é um inseto bem diferente daquela mosca doméstica que conhecemos. São mosquinhas amarelas com desenhos nas asas transparentes. Usam as frutas verdes como berçários, a fêmea perfura a casca e bota os ovos lá dentro, depois de eclodirem, as larvas (aquelas minhoquinhas brancas) se alimentam da polpa e crescem saudáveis dentro da goiaba. Essas minhoquinhas (bicho-da-goiaba), apesar da aparência ser um pouco nojenta, engolir não terá mal algum. Ele só come goiaba e não sai dali. Portanto ele tem as mesmas propriedades da fruta.

CONSERVAÇÃO

A prática não química de maior eficiência para evitar danos por mosca-da-fruta/bicho-da-goiaba, e proteger frutas nos pomares é o ensacamento. Consiste no uso de saquinhos para embalar os frutos, enquanto eles se desenvolverem. Podem ser usados diversos tipos de material na confecção dos saquinhos, como TNT, polipropileno, polietileno e papel impermeável, sendo o mais comum o uso de saquinhos para pipoca. Além de reduzir o ataque de pragas e doenças, a prática de ensacamento expõe menos os frutos aos fatores climáticos, melhorando assim a qualidade das frutas. Essa prática é primordial nos pomares de goiabeiras orgânicas.

Assim, como apresentado, a goiaba é uma fruta amplamente consumida o Brasil, e também está presente em nossos produtos. Se você ainda não experimentou nosso sabor de goiaba, clique aqui para comprar e garantir o seu!

TEXTO ESCRITO PELO BIÓLOGO: Sidilon Mendes

VEJA MAIS POSTAGENS