CAJÁ – CAJAZEIRO
O termo “cajá”, é originário do Tupi aka’yá, “Cajá-mirim” vem do termo Tupi para “cajá-pequeno”, “Taperebá” vem do Tupi “taperei’iwa”.
As cajazeiras, são nativas dos trópicos, desenvolve-se bem nas regiões de clima quente, nos Biomas Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica até São Paulo. Dependendo da Região, a planta recebe nomes populares diferentes. Cajá–pequeno, cajazeiro-miúdo, cajá-mirim, acajá, e na Amazônia é popularmente conhecido como taperebá. Essas frutíferas tropicais são largamente exploradas através do extrativismo ou em pomares domésticos.
Seus frutos são ovoides, com 3 a 6 cm de comprimentos, variam de cor do amarelo ao alaranjado quando maduro, de casca fina e polpa da mesma coloração, suculenta e de sabor adocicado a ácido, podendo variar conforme a planta.
A polpa é muito aromática e de sabor agridoce, além de rendimento acima de 60% em polpa, e por isso são amplamente utilizados na confecção de polpa, sucos, doces, néctares, picolés e sorvetes. No Norte e Nordeste, essa espécie tem considerável importância social e econômica, pela crescente comercialização de seus frutos e produtos processados.
Cajazeira – (Spondias mombin L.), são árvores altas que chegam a ultrapassar os 20 metros de altura. Trata-se de uma espécie de grande relevância por sua rusticidade, facilidade de disseminação e capacidade de atração da fauna. Uma única árvore de cajá pode produzir até mil kg. de frutos. No sul da Bahia a cajazeira está presente nos “Sistemas Agroflorestais Cabruca” (sistema sustentável em que o cacau é cultivado sob a sobra de espécies nativas) – cajá sombreando cacau.
Sua origem procede da América Tropical, nativa da Região Amazônica. Atualmente encontra-se dispersa por quase todo território brasileiro, norte da América do Sul, América Central, até o Sul da Flórida e nos continentes, Africano e Asiático.
CAJÁ – BENEFÍCIOS
Essa pequena frutinha é gigante em termos nutricionais. O cajá possui grandes benefícios para a saúde, começando pelo fortalecimento dos ossos, passando pela ajuda nos processos orgânicos da contração muscular, combate a fadiga, protege a saúde dos olhos, reduz os riscos de câncer, aumenta nossa imunidade, diminui as acnes (cravos/espinhas) e ainda deixa os cabelos fortes e saudáveis. Previne doenças cardiovasculares e a anemia.
Fruta vitaminada – Abundância de minerais e vitaminas. O cajá é rico em sais minerais: cálcio, fósforo, ferro e vitaminas: A, B, e C. Os sais minerais são muito importantes para o organismo humano, pois contribuem para a produção de hormônios, a formação de dentes e ossos e a regulação da pressão sanguínea. As vitaminas são nutrientes extremamente importantes para a nossa saúde e que podem ser obtidas a partir da nossa alimentação. Sem as vitaminas necessárias, nosso corpo enfrenta uma série de problemas que vão desde alterações na pele, anemia, retardo no crescimento, até problemas neurológicos. Sais minerais – O cálcio é o mineral mais abundante no corpo, sendo encontrado principalmente nos ossos e nos dentes. Além da formação do esqueleto, ele também participa de processos como a contração muscular, a liberação de hormônios e a coagulação do sangue. O Fósforo, é encontrado principalmente nos ossos, juntamente com o cálcio, mas também participa de funções como fornecer energia ao corpo através do ATP (molécula energia química), fazer parte da membrana celular e do DNA. O Ferro, sua principal função no organismo é participar do transporte de oxigênio no sangue e da respiração celular, sendo por isso que sua deficiência pode causar anemia. Vitaminas A, B, e C. – Vitamina A – Protege a saúde dos olhos, reduz os riscos de termos câncer, aumenta nossa imunidade, diminui as acnes e ainda deixa os cabelos fortes e saudáveis. Vitamina B – Atua como antioxidante combatendo o envelhecimento precoce das células, da mais disposição e energia, protege o sistema nervoso e ajuda no ganho de massa magra. Vitamina C -Também desempenha funções antioxidantes, atua na manutenção das paredes dos vasos sanguíneos, na reparação dos tecidos e na absorção de ferro, além de fortalecer o sistema de defesa contra infecções.