Desmistificando o cambuci: a verdade por trás dessa fruta
O Cambuci é uma fruta nativa muito pouco conhecida no Brasil devido a sua ameaça de extinção. Ele além de possuir um sabor único, altas quantidade de vitamina C e antioxidantes, leva consigo também a história do Brasil.
História do Cambuci
Uma herança da Mata Atlântica, o Cambuci possui o seu nome em um dos bairros mais antigos da cidade de São Paulo, região à qual era muito encontrado antigamente.
Os principais consumidores no passado eram indígenas, caipiras e tropeiros, porém com o desmatamento e exploração dessa árvore para a utilização na indústria de madeira, essa fruta quase chegou a extinção, resultando na diminuição do seu consumo e no conhecimento da espécie.
O Cambuci
O Cambuci pertence à espécie Campomanesia phaea, sendo originário do estado de São Paulo e Minas Gerais. Seu formato é diferenciado, muitos fazem a analogia com um disco voador, ou potes de cerâmica. Sua casca é fina e de cor verde-amarela. O consumo do Cambuci pode ser considerado limitado devido à sua alta acidez, portanto é mais comum a presença do fruto em sucos, geléias, bolos, licores e outros.
Devido à sua característica ácida, o cambuci é muito comparado ao limão, apresentando também sensação adstringente na boca.
Comercialização do Cambuci
A importância e o conhecimento do fruto Cambuci está se tornando cada vez mais relevante, devido ao seu sabor único e propriedades que ajudam na sua comercialização e industrialização. O aumento da produção e difusão da fruta é um incentivo à preservação da mata nativa e traz oportunidades para o pequeno produtor.
Conclusão
O Cambuci apesar de ainda ser pouco conhecido pela população, é uma fruta que possui um alto poder de comercialização, um grande exemplo disso são os produtos da Mombora, no qual utilizamos o mesmo em dois sabores: Castanha e Cambuci e Cambuci e Açaí. Com a utilização de frutas nativas em nossas composições conseguimos valorizar a biodiversidade brasileira, levar conhecimento aos consumidores e também produzir algo 100% natural, a cara do Brasil.