Cafeína é para todo mundo?

O consumo de cafeína para finalidade esportiva tem benefícios comprovados no estímulo ao sistema nervoso central, contribuindo diretamente para melhora do foco, desempenho esportivo e raciocínio. A cafeína age bloqueando a adenosina, uma substância que sinaliza cansaço e sono ao sistema nervoso e em contrapartida aumenta a liberação de neurotransmissores que possuem efeito estimulante ao cérebro.  E a pergunta é: O consumo de cafeína é para todos?

Na indústria de suplementos a cafeína isolada, como composto químico, é nomeada de anidra, é comercializada e oferecida para indústria de suplementos na forma de pó e assim é adicionada aos suplementos, sejam eles comprimidos, bebidas, cápsulas, termogênicos, géis de carboidratos entre outros. Por ser de origem sintética e de maior concentração a cafeína anidra é mais rapidamente absorvida pelo organismo e atua por até 8h no organismo tendo seus efeitos logo após a ingestão.

Os casos de efeitos colaterais a partir da suplementação de cafeína em cápsula incluem irritabilidade, tremores, batimentos cardíacos acelerados, além de ter uma característica irritativa para o intestino e estômago podendo causar dores, diarréias e vômitos.

Já na indústria alimentar a cafeína é encontrada nos produtos que contenham café, erva-mate, chá verde, guaraná, cacau, cola, e são excelentes opções para obtenção dos estímulos da cafeína a partir de uma fonte natural. A indicação de consumo de cafeína a partir de opções naturais não é tão recorrente porque seria preciso ingerir uma quantidade muito alta dos alimentos fontes, ou ter adicionado no suplemento uma concentração muito grande desses mesmos alimentos, mas em contrapartida as fontes naturais não geram os mesmos efeitos colaterais que o composto isolado causa, justamente pela dose controle. 

O uso de cafeína de fonte alimentar diminui os casos de tolerância, que é a necessidade de consumir maiores quantidades para os mesmos efeitos do início da suplementação e que acontece com ainda maior percepção com o uso de cafeína anidra, e é preciso se manter atento à dependência que a substância causa também, em alguns casos gera-se sintomas de abstinência como irritabilidade e dores de cabeça.

O consumo de cafeína, de qualquer fonte, deve ser interrompido quando observados efeitos colaterais e sua indicação para performance deve ser realizada a partir da consulta de um profissional da saúde. Seu uso é brevemente contraindicado para crianças menores de 12 anos, pessoas alérgicas à cafeína, com úlceras, pressão alta e demais problemas de coração.

A partir das comprovações de performance que a literatura aponta com o consumo de cafeína e mantendo o compromisso de ser fonte de energia natural a Mombora conta com opções com cafeína nos produtos: Açaí + Cambuci, Cacau + Castanha de Cajú e Mocha, a partir do Guaraná e Café, entregando de forma 100% natural para aqueles que querem poder contar com o sabor, qualidade nutricional e ingredientes selecionados sem consumir compostos químicos e para os que precisarem complementar adicionarem cafeínas isoladas na estratégia nutricional.

Nutricionista Isabela Xavier – CRN364854

VEJA MAIS POSTAGENS