Cacau, o lado bom do chocolate

Embora adorado por muitos pelo sabor, poucos sabem o poder e os benefícios de um bom chocolate.

É claro que não estou falando de qualquer chocolate, como o chocolate ao leite, ricos em açúcares refinados e gordura, mas daquele com alto teor de cacau.

O cacau é um alimento poderoso, pois contém polifenóis, como os flavonoides que ajudam a combater o estresse oxidativo protegendo as nossas células contra os danos causados pelos radicais livres. Assim, ele ajuda a reduzir os riscos de doenças crônicas, como as doenças cardiovasculares, pois aumenta o HDL e reduz a pressão arterial, e doenças degenerativas, como o câncer, por exemplo.

Nesse aspecto, os flavonóides do cacau, como as epicatequinas e catequinas, tem efeito antineurodegenerativo, sendo excelente no tratamento de pacientes com transtornos depressivos, além de melhorar o humor de forma aguda. Bem como, os flavonóides possuem efeitos quimiopreventivos, pois possuem capacidade de induzir a apoptose das células tumorais, por meio da atividade antioxidante, inibindo a sua proliferação ainda na fase inicial do processo neoplásico. Essa atividade é comprovada, em especial, no combate ao câncer de pele.

Além de prevenir e tratar doenças, vários estudos já comprovaram os benefícios do cacau em atletas e na prática esportiva. Quando consumido cerca de 2 horas antes do exercício o cacau aumenta o fluxo sanguíneo muscular, permitindo uma melhora na entrega e remoção de nutrientes dos músculos, atenua as respostas de pressão arterial e diminui o estresse sobre o sistema cardiovascular, tornando o exercício mais seguro e eficiente.

Restou comprovado, também que, quando consumido meia hora após o exercício, o cacau diminui a percepção de dor muscular nas 24 a 48 após a atividade, bem como auxilia na recuperação muscular.

Outro benefício apontado pelo uso do cacau em atletas é a estabilização da glicemia, fato que auxilia com que o atleta poupe a glicose plasmática e aumente o gasto de glicogênio muscular, tendo maior rendimento no exercício.

Outros estudos apontaram que a utilização de cacau com percentual superior a 85%, tanto de forma aguda e crônica, diminui os marcadores de dano muscular e oxidativo, aumentando a capacidade antioxidante total, o que beneficia a recuperação de praticantes de esportes aeróbicos.

Nesse sentido, o cacau pode ser um grande aliado na suplementação de atletas, tanto no pré, intra e pós treino, como uma forma prática e gostosa de se aproveitar ainda mais os benefícios do mesmo.

Sendo um fruto versátil, o cacau pode ser inserido facilmente na alimentação de qualquer pessoa, na forma de cacau em pó, polpa de cacau, chocolates com um percentual elevado de cacau e suplementos ricos em cacau, trazendo mais saúde e sabor para todos.

Lembrando sempre que um único alimento, como o cacau, nesse caso, não tem poder milagroso, devendo estar inserido no contexto de uma alimentação saudável e variada, devendo ainda ser consumido sem exageros.

Luciana Bonho
Nutricionista Funcional e Esportiva

VEJA MAIS POSTAGENS